Como ter uma memória mais rápida

Nesses anos de estrada como pesquisador e mnemonista profissional, tive a oportunidade de entrevistar muitos estudantes que declaravam ter o raciocínio lento e, pasmem, muitos professores também. Mas não deveria ser assim, pois todos temos condições de desenvolvermos uma memória mais rápida.

Pensar rápido, encontrar em milésimos de segundos a palavra certa para formar uma oração perfeita, deixar fluir livremente os pensamentos, articular as melhores idéias para a composição de um texto durante uma redação, desfrutar de uma memória mais rápida, tudo isso proporciona uma grande vantagem competitiva para o estudante de alto desempenho.

Numa breve comparação, a memória é como uma sopa de letrinhas. Muitas mães preparam esse prato para auxiliar os filhos no processo de alfabetização. Mas o que acontece quando uma das mães se esquece de mexer a sopa que está no fogo?

A água seca e o macarrão queima, grudando no fundo da panela. Da mesma forma, o que ocorre com a pessoa que não estimula a própria memória. Ela fica lenta e o raciocínio, assim como o acesso ao conhecimento, torna-se difícil.

sopa de letrinhas

A memória utilizada com frequência se torna rápida e eficiente. Quanto mais a usamos, melhor ela fica. E você sabe qual é o exercício ideal para estimular a memória?

Qualquer um que seja capaz de ativar as lembranças existentes. A redação encabeça a lista de atividades eficientes no desenvolvimento da memória. Escrevendo, não importa sobre que assunto, você aciona arquivos até então em desuso. Quando eles vêm à tona, diversos tipos de memórias são fortalecidas.

Muitos estudantes do meu curso Memória Blindada se queixam de estudarem matérias que nunca serão utilizadas por eles no futuro. Ao realizarem essa falsa dedução, eles perdem uma importante chance de estimular regiões do cérebro envolvidas no conhecimento.

Mesmo que uma pessoa nunca venha a utilizar as informações aprendidas em um momento da vida, o fato de dominar o exercício desenvolve mais a sua inteligência e rapidez.

Nos campeonatos de memória, geralmente realizados no oriente, os competidores são obrigados a memorizar uma grande quantidade específica de informações em categorias como nomes, palavras, números, cartas de baralho e outras informações memorizáveis.

O juizes das provas de memorização sabem que todos os participantes têm condições de memorizar, mas quem receberá o troféu? Naturalmente, o candidato que terminar primeiro, ou seja, que memorizar mais rápido.

Não seria exagero aceitar a tese de que se não houvesse prazo para terminar o campeonato, qualquer pessoa conseguiria completar a tarefa mesmo que, para isso, demorasse um ano inteiro.

Todo estudante que se empenha está destinado a ser aprovado. Ele pode prestar o mesmo processo seletivo inúmeras vezes, uma hora ele vai atingir o objetivo, o importante é não desistir.

O indivíduo que estuda e faz revisões constantemente é o que possuí a memória mais rápida e, consequentemente, será aquele com mais chances de ser aprovado na sua primeira tentativa.

Aqueles que não possuem a mesma disciplina para o estudo reprovarão algumas vezes, certamente, mas passarão.

Nos concursos, todos aqueles que realmente se esforçam conquistam uma vaga. Entretanto, recebe elogios e são admirados aqueles que conseguem mais rápido, que não perderam tempo, que fizeram o dever de casa.

Estudantes que brilham são aqueles que utilizam as melhores técnicas de memorização que os fazem aprender mais rápido e com qualidade.

Se você quiser aprender técnicas que poderão lhe deixar em condições de nunca mais esquecer nada no trabalho, compromisso ou até mesmo na sua vida, como por exemplo o aniversário da sua esposa.

Tenha sempre ótimas lembranças,

Ps.1: Você sente dificuldade de memorizar e se lembrar de coisas do dia a dia? Gostaria de convidar você a conhecer o meu curso Memória Blindada.

Há mais de 20 anos ensino este método de memorização, que já está presente em mais de 100 países e tem 97% de avaliação positiva. Dê uma olhadinha nos depoimentos dos nossos alunos:

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Nas videoaulas eu explico de maneira bem objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada e me ajudaram a ganhar o título de melhor memória do Brasil.

Acredito tanto na eficiência do método que se em 7 dias você  não notar melhoras no seu nível de memorização, eu assumirei total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha?

Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Viva bem. Lembre bem.

Até a próxima.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Ps.2: Quer ter acesso à outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

12 Comentários


  1. Muito bom o artigo professor, pois eu também me deparava com esses questionamentos na faculdade, tinha essa impressão que determinadas matérias não iria ser utilizadas no meu dia a dia profissional. Lendo o seu artigo, vejo que estava enganado.

    Responder

    1. Olá, Luís. Nunca é tarde para aprender e redirecionar na vida. Parabéns!
      Abraço 😉

      Responder

  2. Muito bom artigo, Renato!
    Ler e escrever, não só nos ajudam a ter uma memória melhor, mas também a crescermos culturalmente na medida que se bem escolhida a leitura, obviamente, estaremos acrescentando conhecimento, que no Brasil de hoje, é caso de calamidade pública. Grande abraço.

    Responder

  3. Olá Renato Alves, antigamente eu relia varias vezes pra poder conpreender. Mais nao conpreendia nada. Foi ai que vir seu anúncio na internet, comecei a ver seus videos explicando como fazer uma boa leitura Dinâmica. Concentrada! Foi ai que percibe que tudo que você explicava tava certo. E comecei a utilizar e por em prática, e que ta dano certo!

    Responder

    1. Olá Ronielson, que ótimo que está pondo em prática as aulas.
      Continue focado nos estudos.
      Abraço

      Responder

  4. Boa tarde!
    Eu sou fã do Renato Alves e estou já fazendo esse curso. Tenho 40 anos e nunca é tarde para sonhar e lutar em busca dessa realização. Estou muito confiante.

    Responder

    1. Olá Maria, é isso ai, você fez um excelente investimento. Se assistir 1 aula por dia, visto que as aulas tem duração média de 15 a 30min é possível conclui-lo com excelência. Continue firme nos estudos, faça anotações e siga as instruções e faça os exercícios propostos, pois isso fará diferença em seus resultados.
      Obs.: Não deixe de assistir a palestra Foco e Concentração, assim como os vídeos de instruções iniciais.

      Qualquer dúvida estamos à disposição

      Responder

      1. Gosto muito de ver os videos, acho que minha memoria só funciona 30%, mas vou tentar.

        Responder

        1. Olá, Darci. Obrigado, mantenha a persistência, é muito aprovável que seja apenas ausência de métodos apropriados de memorização.
          O meu curso Memória Blindada poderia lhe fazer maravilhas.
          Abraço

          Responder

  5. Achei muito interessante o conteúdo, apesar de ser apenas um resumo é muito útil.

    Responder

  6. Eu tenho 78 anos de idade e gosto muito de ler, e quero ter uma velocidade de leitura 3x mais rápida.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.