“Know by Heart” – A base da decoreba

Se para você decoreba é a única maneira de estudo, pense de novo e aplique o conceito “Know by Heart”, saber de cor ou saber de coração é uma expressão inglesa. É o que dizemos quando o conhecimento parece estar impresso nas camadas mais profundas da memória.

São as lembranças que nunca esquecemos. Amarrar o cordão do sapato, dar um nó na gravata, as multiplicações da tabuada, a oração que fazemos na igreja ou a letra daquela música que cantávamos repetidas vezes quando.

A base da decoreba é exatamente o oposto disso, pois a decoreba é apenas o uso da memória operacional, ou memória de curto prazo.

Vai insistir na decoreba?

Deixei abaixo o vídeo da música Estudo Errado do Gabriel o Pensador, alguns trechos da música expressa de fato o problema gerado pela decoreba.

“Decoreba, esse é o método de ensino Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino. Decorei toda lição, não errei nenhuma questão. Não aprendi nada de bom, mas tirei dez.”
Trecho da música: Estudo Errado – Gabriel O Pensador

Criei três técnicas de revisão de matérias ou procedimentos de trabalho e adaptei outras duas que já existiam. Uma dessas técnicas chamei de revisão semanal.

A técnica consiste em revisar (ou repetir, se preferir) uma vez por semana durante dois meses. Fiz o teste revisando alguns pensamentos de Ralph Waldo Emerson. O processo foi disciplinado: eu revisava os textos uma vez por semana durante dois meses.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

Fiz isso também com alguns textos jurídicos e o resultado dessa disciplina é que hoje posso recitá-los perfeitamente, sei tudo de cor, Know by Heart.

Nos meus estudos observei que nesses intervalos eu produzia a estimulação da rede neural e reforçava meus traços de memória (memória de longa duração).

Tenho recomendado em meus cursos que se faça esse tipo de repetição como preparação para provas bimestrais.

Se, após a aula, você garantir que houve aprendizado, fizer uma revisão dentro de 24 horas depois uma vez por semana ao longo de 2 meses, não precisará estudar para prova, provavelmente conseguirá tirar uma boa nota e, melhor do que tudo isso, se lembrará de tudo por muito tempo evitando gastos extras com cursinhos preparatórios.

A base da decoreba

Saber de cor é lembrar pela memória de longa duração. É um evento físico. Os traços na memória gerados pela repetição sistemática de um mesmo comportamento ou informação deixando marcas em nossa rede neural.

É possível que daqui a uns 80 anos, se ainda estiver vivo, você se lembre perfeitamente do “Doce, doce, doce. A vida é um doce a vida é mel” ou que ainda cante para os seus netos o bizarro “Eu quero tchu, eu quero tcha…” Acredite: isso será um ótimo sinal.

Tenho mais algumas dicas de como funciona a memória de longa duração para revisão de conteúdo e as outras quatro técnicas de revisão para estudo de matérias extensas e revisão de procedimentos de trabalho. Se desejar conhecer mais sobre o assunto, leia o meu livro “O Segredo dos Gênios”.

O insucesso do estudante está ligado ao fato de se achar incapaz de obter boas notas. Declarar-se burro em matérias como matemática, português, inglês, biologia e outras tantas pode ser o início de uma carreira acadêmica infeliz.

O motivo do fracasso não é a falta de inteligência, pois todo ser humano é dotado de genialidade. O que realmente falta para alguns estudantes é o básico: saber estudar.

você se identificou com o texto? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Estudo e Memorização no treinamento eu ensino de forma simples, tudo que você precisa para se dar bem nos estudos.

Você dedica tempo aos estudos, mas não aprende nada? Assiste as aulas e parece que não assistiu? No curso você irá aprender a aprender qualquer matéria que desejar, tanto na área de exatas como idiomas!

Como incentivo ao seu aprendizado e por acreditar na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Curso Estudo e Memorização

3 Comentários


  1. E como faço se não tenho tempo de fazer essas revisões? Faço medicina o volume de informações é muito grande, impossível revisar tudo toda semana, até porque sempre já tem matéria nova

    Responder

    1. Juliano, fazer um plano de estudo ajuda muito. A ter mais tempo para separar as matérias e atividades do dia a dia. Abraços

      Responder

  2. É sempre muito bom este incentivo que nos dá mostrando novas técnicas e livros como referência.
    Muito Grato.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.