Os perigos da Ritalina: Como melhorar a concentração sem ela?

É cada vez mais comum ver pessoas tomando remédios na busca de maior concentração, foco e memória. Os mais procurados e utilizados são remédios para o tratamento de déficit de atenção. Mas você sabe os perigos da ritalina?

O problema disso é que a maioria dos dependentes da ritalina a tomam sem uma indicação médica correta. Portanto, seus “médicos” são colegas de sala que indicaram o remédio, ou o famigerado “doutor Google”. 

Mulher lendo no escuro sobre os perigos da ritalina

Ou seja, após lerem um texto na internet, as pessoas já se auto diagnosticam com o déficit e passam a tomar o medicamento.

Porém, a verdade é que raramente encontramos um portador de TDAH, pois apenas 2% das crianças nascem com o problema. Portanto, o problema dos outros 98% não é o déficit, e sim a falta de disciplina, foco, organização e no caso dos estudantes, estratégias de estudo.

Recorrer à automedicação para corrigir um déficit inexistente pode trazer sérios problemas para a mente. É provável, inclusive, que futuramente a pessoa chegue a desenvolver doenças sérias, como o Alzheimer.

Além disso, ao tomar um medicamento sem prescrição, você pode induzir um vício gravíssimo na substância. Ansiedade, estresse e taquicardia são coisas comuns de se sentir, caso crie uma dependência e acabe ficando sem a substância.

Nesse contexto, um estudante que busca a ritalina para aumentar suas capacidades cognitivas pode acabar indo a um caminho oposto a este e enfrentando sérios problemas. Por isso, atentar-se aos riscos é necessário para evitar transtornos futuros.

Como melhorar sua concentração sem medicação?

Um dos grandes perigos da ritalina é que, ao ingerir sem uma prescrição, você pode acabar desenvolvendo um vício. De acordo com informações do portal Pfarma, dependendo da frequência do uso e das quantidades ingeridas indevidamente, o corpo pode desenvolver a necessidade de uso frequente desse medicamento. 

É claro que você deve estar se perguntando por que tanta gente toma esse medicamento se ele tem tantos efeitos ruins.

Bom, a competitividade no mundo atual é crescente, e garantir uma boa colocação é essencial. Dessa forma, muitos estudantes e concurseiros botam o seu bem-estar em segundo plano e focam em alcançar o que desejam. 

Contudo, existem maneiras de melhorar seu desempenho sem se prejudicar, de uma forma bem mais simples do que imagina.  

Incrementando algumas coisas em sua rotina de estudo, é possível mudar completamente a sua situação atual. É provável, inclusive, que dependendo da forma como utilizar uma das coisas que serão ditas aqui, seu efeito seja muito melhor do que o obtido com o uso da ritalina. 

Alimente-se bem

Nossa capacidade de concentração e memorização é influenciada por diversos fatores do nosso corpo. Nesse sentido, aquilo que comemos tem ligação totalmente direta com nossas capacidades mentais, ou seja, nossa concentração e memorização. 

Em síntese, uma alimentação correta melhora sua saúde. Adotando esse método ao invés da medicação, você foge dos perigos da ritalina e sente uma melhora geral no organismo.

Seguir uma dieta rica em proteínas e fibras fará com que seus neurônios sejam enriquecidos com minerais poderosos e deixem de ser sugestivos a ter problemas futuros. 

Dessa forma, alimentos como peixe, frango, abacate, banana e chocolate tornarão a sua mente muito mais poderosa. Portanto, comece a incrementá-las em seu cardápio, e em pouco tempo, você notará uma evolução incrível.

Tenha um sono regrado

Outra coisa que pode atrapalhar muito o seu rendimento com os estudos é o sono. Em síntese, nem todos conseguem conciliar bem o seu tempo e acaba sobrando algo para ser feito em um período não favorável. 

Desse modo, o cansaço, junto de outros fatores, irá provocar sonolência, que resultará em desatenção e uma baixa capacidade de compreensão e memorização.

Entretanto, superar esse problema e seus derivados é fácil, e pode começar a ser feito hoje mesmo. Em suma, através de algumas mudanças, você conseguirá superar esse contratempo e estará pronto para ter ótimos resultados. 

Visto que a abordagem do assunto é um pouco extensa, recomendo que leia este artigo sobre sono na leitura. Sem dúvidas, você irá encontrar um material completo a respeito desse mal.

Por fim, dê uma olhada no vídeo abaixo a respeito da preguiça. De fato, muitos estudantes acabam não obtendo o resultado esperado por preguiça de ir atrás. Por isso, o vídeo se faz essencial para mudar sua visão, caso tenha uma parecida.

Vimos que a ritalina pode trazer sérios problemas para você ao invés de soluções. Por esse motivo, espero que caso tome o remédio ou esteja considerando, mude completamente a sua visão a respeito. Inegavelmente, todos têm capacidade de conseguir ótimos resultados, sem precisar se medicar assim.

Aplicando as técnicas que passei, incrementadas a um método eficiente de estudo, a ritalina não passará de uma lembrança. Mesmo que você não se ache capaz, pode ter certeza, você consegue, e o melhor, sem necessidade de medicação.

Dê uma olhada neste artigo a respeito da concentração na leitura. Talvez uma das dicas ali passadas seja o ingrediente que falta para seu sucesso. Acompanhe as próximas postagens e diga o que achou deste artigo.

quantidade vs qualidade de estudo

11 Comentários


    1. Olá, tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do nosso conteúdo, navegue pelo nosso blog e veja muito mais! Forte abraço.

      Responder

  1. Olá boa noite , fui diagnostica com déficit de atenção , não faz nem uma mês que comecei a tomar o Ritalina , e percebi que toda vez que vou tomar o remédio depois de 01:00 Meu coração ele fica um pouco acelerado é normal isso ?

    Responder

    1. Olá Aline. Recomendo que procure um médico ou especialista nesta área, para que possa ter um diagnóstico preciso sobre o que pode estar acontecendo 🙂

      Responder

  2. Ainda não vi o documentário, mas achei interessante a temática. Acredito que o sistema se auto-alimenta: por um lado, as indústrias precisam vender suas novas drogas; por outro, há uma multidão de gente ansiosa por apenas remediar (as vezes pseudo-) consequências de seus problemas psicológicos. Mesmo com as regulamentações sobre as receitas médicas, vejo muita farmácia de bairro vendendo qualquer coisa sem receita. Praticamente um shopping center para hipocondríacos. Então eu não culparia tanto as indústrias. Afinal, elas só estão dando as bananas de diferentes cores e sabores que os macacos estão procurando, mas enfim, assistirei o documentário. Obrigado pela dica.

    Responder

    1. Olá, Mynar.
      Obrigado, realmente a questão da automedicação somada a venda sem controle de medicamentos é um problema muito grave, e deve ser combatido.
      Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.