Como controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade? Muitas pessoas perguntam, mas primeiramente temos que entender que a ansiedade é uma reação biológica do organismo humano.

Essa reação é capaz de provocar sensações desagradáveis como sufoco, vazio interior, aperto no peito, coração acelerado e medo, a ansiedade atualmente é uma das maiores queixas em clínicas de psicologia.

A ansiedade é subproduto da expectativa. Toda vez que você cria uma expectativa produz a energia da ansiedade. Expectativa e ansiedade andam de mãos dadas. Uma depende da outra para existir.

Um sujeito pode experimentar uma ansiedade positiva ou negativa. A ansiedade é positiva quando a expectativa aponta para algo de bom que irá acontecer num futuro breve.

Por exemplo: a data do casamento que está próxima, a tão sonhada e planejada viagem de férias, o apartamento novo que entregarão em alguns dias.

O indivíduo irá experimentar a face negativa da ansiedade quando, por exemplo, estiver próximo o exame para tirar a carteira de habilitação, a prova para a qual necessita tirar uma boa nota ou a entrevista para um novo emprego.

A ansiedade é democrática, afeta ricos, pobres, letrados e analfabetos. Basta que se crie uma expectativa e ela estará presente, pronta para neutralizar a ação. Você já notou como a ansiedade tem o poder de paralisar a ação humana?

O ansioso geralmente não tem forças para agir. Por mais preparado que esteja sua mente insiste na dúvida e por isso ele experimenta ansiedade. Todas as vezes que surge uma dúvida a mente libera o veneno da ansiedade.

Será que eu consigo?
Será que eu não vou esquecer?
Será que eu devo fazer?
E se não der certo?

Um estudante pode se preparar ao máximo para uma prova, se surgir em sua mente um “será?” tudo pode ir água abaixo.

Não se elimina a ansiedade. Não é possível vivermos sem ela, afinal, trata-se de um mecanismo biológico e, por que não dizer, de defesa.

A ansiedade é uma forma de identificarmos possíveis problemas futuros e termos tempo de prevenir. Mas e quando a ansiedade nos paralisa? O que fazer?

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

A melhor forma de vencer a ansiedade é descobrir primeiramente qual a sua causa e assim tentar neutralizar seus efeitos. Por exemplo, se a ansiedade é por uma prova, estude mais, se é sobre o rumor de uma demissão no trabalho, converse com o patrão se é por um problema afetivo, coloque as cartas na mesa.

Ter a consciência de que está realmente fazendo tudo certo, treinando, ensaiando, checando, conferindo pode ajudar a minimizar seus efeitos.

Quando você tem a certeza de que tudo que estava ao seu alcance foi feito com perfeição, a ansiedade perde a força. Basta afirmar isso para si e confiar.

Para que a dúvida se tudo foi prevenido? Simplesmente acalme a mente, respire com tranquilidade e relaxe. Então olhe para o presente e contemple o mundo ao seu redor. Agradeça, sinta-se feliz pela oportunidade que recebeu.


Acesse abaixo a versão em audio deste post e faça o download para escutar as dicas do professor Renato Alves sempre que desejar.


Gostou das dicas? Que tal coloca-las em prática agora mesmo? Não esqueça de deixar seu comentário aqui abaixo e aproveite para conhecer o meu curso Memória Blindada no treinamento eu ensino a aplicação prática da memorização para o dia a dia.

Esse treinamento não foi desenvolvido para aliviar a ansiedade, porém ansiedade está muitas vezes relacionada a esquecimento em situações decisivas e esse treinamento da ferramentas suficientes para isso.

Nas videoaulas on-line eu explico de maneira simples e objetiva, todas as estratégias que utilizo para não esquecer de nada. Com esse treinamento você terá condições para não esquecer de nomes, datas importantes, rostos, objetos etc.

» Clique Aqui e assista alguns depoimentos de alunos do curso «

Para que você adquira ainda hoje o curso Memória Blindada, e por acreditar na eficiência do meu método, além dos bônus eu ainda lhe ofereço uma garantia especial.

Se em 7 dias, depois de aplicar o método, você  não notar melhoras, eu assumo total responsabilidade e devolverei 100% do seu investimento. O que você acha? Clique aqui e comece agora o treinamento!

Um forte abraço,

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Curso Memória Blindada

Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade Como controlar a ansiedade

6 Comentários


  1. Concordo com o Fabricio, o problema do ansioso é saber se esta certo, duvidar sempre e muitas vezes nem saber o que esta fazendo. A mente trabalha rápido demais e atropela tudo antecipando sempre os resultados mesmo que estes nao sejam verdadeiros…

    Responder

    1. É esse meu problema Adriana! Você descreveu meu problema aí! O que você falou me fez perceber que o problema não é só meu, várias pessoas passam por isso. Acredito que com o que você disse e o que eu acabei de ler, eu tenha consiga refletir mais sobre minha ansiedade, consequentemente tendo mais controle sobre ela nas horas do estudo. Abraços!

      Responder

  2. Se possível, gostaria de esclarecer a seguinte dúvida:

    Quando queremos ou precisamos fazer alguma coisa e associado ao que queremos ou precisamos fazer existe um sentimento de dor ou mesmo uma ansiedade que paralisa, impedindo de agir e fazendo sofrer, qual a melhor maneira de vencer esse obstáculo / bloqueio e entrar em ação, inclusive de maneira prazerosa ??.

    Exemplo: Estou experimentando essa sensação no momento, já que desde aproximadamente 02 (dois) meses (ou mais) estou precisando começar a estudar 15 (quinze) volumes de livros para um exame de certificação e simplesmente estou me sentindo paralisado, sem forças para agir e com forte sentimento de dor associado a entrar em ação.

    Desde já agradeço-lhe (s) pela atenção.

    Responder

  3. Gostei da sua materia Renato. Só discordo de um ponto. Quando vc diz “A melhor forma de neutralizar a ansiedade é ter a consciência de que está realmente fazendo tudo certo, treinando, ensaiando, checando, conferindo…….”.

    Problema é que as vezes isso não é possível. Nem sempre em nossa vida, trabalho ou relacionamento conseguimos controlar tudo ou conferir se tudo está correto.

    É aí, na minha opnião que encontra-se a maior dificuldade do ansioso.

    Responder

  4. Muito boa sua matéria, voce sabe ralmente o que fala.Eu sou muito ansioso, uso ansiolitico de 0,5mg 3 vezes ao dia, hoje.Porque já cheguei a usar 4 a 5 comprimidos de 6mg diários.Mas foi instruindo minha mente que consegui diminuiar a dosagem do remédio. Ai voce pergunta como? Sou praticante de jiujtsu e pratico cooper.Hoje tenho 45 anos estou cursando o 2° periodo de nutrição. Mas na hora da prova???? remédio,mesmo bem preparado, além do mais faço execicíos para controlar a respiração e o aumento da frequência cardíaca

    Responder

    1. Ansiedade é um estado mental paralisante.
      Um salto em evolução é olharmos para dentro e descobrir sua causa e trabalhar para saná-la.
      Grande abraço,

      Renato Alves

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.