Tecnologia nos estudos deve ser uma aliada

Olá, Mnemônicos. Hoje quero falar sobre como encarar a tecnologia nos estudos e tê-la como uma aliada.

Ao encarar a tecnologia como uma aliada você pode simplificar e transformar conteúdos cansativos em algo mais atrativo durante os estudos de seu filho, enteado, sobrinho, ou qualquer criança e adolescente que conheça.

Como você encara a tecnologia nos estudos?

Muitos pais já vieram me perguntar sobre o que podiam fazer para seus filhos terem um estudo mais produtivo e dedicado, já que os mesmos pensam apenas em ficar grudados nos aparelhos tecnológicos jogando ou distraídos em alguma rede social.

A sociedade atual está cada vez mais tecnológica, hoje em dia é comum ver crianças e adolescentes que nascerem “ligados” em dispositivos eletrônicos desde os primeiros meses de vida.   

Devido a tudo isso, essa não é uma situação que pode ser mudada rapidamente, pois esse hábito de estar sempre acessando um dispositivo é algo incrementado na mente dos jovens desde muito cedo, e criar uma escassez disso pode revelar sérios distúrbios como nomofobia, que deve ser tratada por um profissional.

Usar ou não a tecnologia nos estudos não é mais uma opção, e sim uma realidade, afinal, qual a melhor forma de chamar a atenção dos jovens e fazer com que ganhem conhecimento, se não optar pelos aparatos tecnológicos? 

O equilíbrio está em criar algo atrativo, funcional e regrado, que faça com que a tecnologia nos estudos seja um gancho para a busca do conhecimento.

Para esses pais que são avessos à tendência tecnológica, preparei 3 dicas que irão transformar a sua percepção da tecnologia nos estudos, algo válido se você está afim de criar no seu filho o hábito de estudar e buscar conhecimento.

Vamos lá?   

Aposte nos apps

Muitos pensam que os aplicativos servem apenas para se distrair e trazer algo fútil e inútil para nossas vidas, porém, contrariando essa ideia, existem aplicativos incríveis que muito mais que diversão, trazem conteúdos ricos e uma fonte atrativa de informação, estimulando não apenas a curiosidade, como o conhecimento e vários outros pontos cognitivos.

Aprender um novo idioma, treinar seu raciocínio, tirar curiosidades, estudar meios técnicos de forma atrativa, e muitas outras coisas, são possíveis através dos milhares de aplicativos disponíveis para download na internet.

Um exemplo é o aplicativo duolingo, na qual você pode aprender os mais diferentes idiomas de forma simples e prática, e o melhor, DE GRAÇA.

Faça da tecnologia sua aliada nos estudos, o ponto está em determinar qual a melhor maneira de encaixá-la nas necessidades de seu filho, de forma que chame a atenção dele e faça com que se sinta motivado a sempre buscar conhecimento.

Lembrando-se de sempre estar atento quanto a utilidade do aplicativo, esse não deve ser apenas mais um entre tantos, por isso, teste antes de passar para seu filho, assim não ficarão dúvidas.

Expanda a realidade

Imagine o quão legal seria você poder mostrar para seu filho como são as ruínas da Grécia em seu tamanho real, estimulando sua curiosidade em continuar aprendendo sobre o assunto.

Ter a chance de apresentar para ele as várias espécies marinhas que habitam os oceanos do mundo seria incrível, não?

Pois é tudo possível. E o melhor: SEM PRECISAR SAIR DE CASA!

Com os dispositivos de realidade aumentada é possível mostrar os mais diversos  assuntos para seu filho sem precisar fazer grandes esforços.

Aposte nessa opção e tenho certeza que seu filho estará sempre motivado a aprender e buscar conhecimento. Além disso, aposto que você também irá se sentir muito encantado com todo o aprendizado, juntamente com seu filho, afinal, quem não gosta de viver novas experiências incríveis? 

Incentive a leitura através de vários formatos

O desinteresse pela leitura é um problema recorrente hoje em dia, principalmente entre os jovens. De fato, algumas pessoas chegam a associar essa questão à afinidade dos alunos com a tecnologia, entretanto, é possível sim, usar o universo digital como forma de incentivar o hábito da leitura.

Fazer a leitura em tablets, smartphones e até e-readers, além de ser prático, é uma excelente maneira de motivar os jovens que não se desgrudam das telinhas a descobrir o mundo da leitura.

Alguns aplicativos contam até com a opção de consulta a dicionários dentro dos próprios livros digitais, sendo essa uma ótima forma de memorizar novas palavras e seus significados, aumentando o vocabulário pessoal e social.

Uma outra forma são os textos multimídias, que unem a combinação de textos, imagens, jogos e vídeos em uma coisa só, criando algo totalmente atrativo e fácil de ser compreendido, fazendo com que o jovem que o leia se sinta motivado, curioso e encantado a continuar lendo.

Por isso, aposte nos livros digitais, pois são uma ótima opção para quem deseja despertar o lado leitor nas crianças e adolescentes.

[inf_infusionsoft_inline optin_id=optin_1]

A tecnologia ao mesmo tempo que é inimiga, pode ser a sua maior aliada. Tirar a tecnologia dos jovens não é necessário, apenas estabeleça horários, regras e metas a serem batidas.

Desfrutar do conhecimento infinito que a Internet propõe é o caminho atual mais fácil para o sucesso, por isso aproveite todo esse universo e dê para seu filho as melhores ferramentas para o seu aprendizado, garanto que a situação mudará por completo.

E você encara a tecnologia como aliada? Caso tenha alguma pergunta ou sugestão deixe aqui nos comentários, prometo que vou ler e responder todos eles. Ok? Aproveite e conheça o meu Box de treinamento Não pergunte se ele estudou.

Nesse treinamento em dvd eu ensino tudo que o seu filho precisará para se dar bem nos estudos, ou seja, você será capaz de ensinar o seu filho a aprender qualquer matéria, inclusive idiomas e exatas.

» Clique aqui e assista alguns depoimentos de alunos  dos meus cursos «

Clique aqui e saiba mais sobre o treinamento!

Viva bem.

Lembre bem!

Renato Alves é escritor, pesquisador e primeiro brasileiro a receber o título oficial de melhor memória do Brasil. Autor de um método patenteado de memorização que ganhou reconhecimento nacional e já está presente em mais de 100 países.

Quer ter acesso a outras informações? Curta e siga a minha fanpage no Facebook e também inscreva-se no meu canal no Youtube.

Banner não pergunte se ele estudou

8 Comentários


  1. Olá Renato.
    Recomendo muito o livro O Mundo Mudou… Bem na Minha Vez! do publicitário Dado Schneider.
    Ele aborda o mundo de hoje, a tecnologia que nos cerca e como devemos aproveita-lá a nosso favor.

    Responder

    1. Olá, Breno. Obrigado pela indicação, o livro parece ser interessante.
      Abraço

      Responder

          1. Adorei os vídeos Professor. Como o próprio Dado Schneider fala: ” A gente não vive a era da mudança, a mudança é a nossa era”, temos que nos adaptar.
            Tem um livro que o Murilo Gun indicou que se chama Vai Lá e Faz: Como empreender na era digital e tirar ideias do papel de Tiago Mattos; onde ele fala que nunca foi tão fácil fazer um livro, uma música, um filme, uma reunião dos colegas do ensino médio, uma passeata, um partido político, uma casa, um carro, uma declaração de amor, uma viagem ao redor do mundo. Aqui as dicas
            http://gun.com.br/10livros_assista
            Já estou inscrito no seu canal há alguns meses, tenho seus 4 ebooks e comprei todos os seus 8 livros, assim que possível começarei a fazer os seus cursos que sei que me ajudarão e muito.
            Grande abraço Renato.

            Responder

            1. Olá, Breno que ótimo. E qual dos meus livros você gostou mais? Achei excelente o vídeo do Murilo Gun, alguns dos livros já havia lido.
              Abraço

              Responder

    1. Eu prefiro um livro físico, mas com certeza é uma ótimo solução para se adquirir imediatamente um conteúdo.
      Abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.